TERÇO DOS HOMENS
TERÇO DOS HOMENS

 

APRESENTAÇÃO

 

        Amigas e amigos, através deste precioso Movimento Terço Dos Homens Mãe Rainha, você irá crescer ainda mais na sua união com Deus e com os que o cercam.

        Iremos de forma simples, agradável, clara e, sobretudo amorosa apresentar o Poder da Oração, o significado do Terço, a belíssima experiência do Terço dos Homens Mãe Rainha e, por fim, uma enorme mensagem da Igreja Católica.

        A Oração é a “Ponte” que cria um caminho imediato para nos encontrarmos com nosso criador – DEUS. Através desta estrada de luz, conseguimos Paz, União, Harmonia, Felicidade, Saúde e muito mais.

        Os seres humanos em geral e, com destaque os do sexo masculino, “graças” ao corre-corre do dia-a-dia passaram a esquecer de rezar, de pensar em Deus, de valorizar a família, de amar os irmãos, de fazer caridade, enfim, de perceber que no Mundo tudo baseia-se e resume-se no AMOR!

        Resgatando esta distância dos homens com Deus, nasceu espontaneamente o Terço dos Homens Mãe Rainha, na verdade é uma dádiva, que via oração vem transformando vidas, salvando lares, curando feridas, trazendo prosperidade financeira, cativando a paz e a solidariedade.

        Esperamos sinceramente que o TERÇO DOS HOMENS MÃE RAINHA possa transformar sua vida em um verdadeiro “Paraíso Terreno”, onde o reine FÉ, AMOR, PAZ e SOLIDARIEDADE.

                     A matemática da VIDA é simples, veja:

“ORAÇÃO = UNIÃO COM DEUS E IRMÃOS = FELICIDADE PLENA”

 A FORÇA TRANSFORMADORA DA ORAÇÃO

         Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa - Editora Rideel: “Oração – Invocação dirigida a Deus...”

         As palavras do vocabulário português ou de qualquer outra língua não são suficientemente valiosas para exprimir o que é a Oração, pois, só sabemos o que ela significa realmente quando  vivenciamos o milagre que opera em nossas vidas.

         Todo Cristão deve ter no coração: A ORAÇÃO é BASE da FÉ e da VIDA, capaz de GARANTIR A FELICIDADE PLENA.

         ORAR É DIALOGAR COM DEUS. Quando oramos estamos em comunhão com Deus, com nossos erros, nossas virtudes, nosso espírito, enfim, com nós mesmos.

        Podemos falar com Deus quando o exaltamos, quando lemos e textos bíblicos, quando freqüentamos a Igreja, quando praticamos o bem, enfim, quando rezamos.

         Existem vários tipos de oração dentre eles podemos citar:

         Adoração - Louvamos e agradecemos o quanto de bom Deus tem nos dado, por exemplo, saúde, emprego, felicidade, etc.

         Dedicação – Pedimos a Deus que nos dê forças para ser testemunho dele no mundo, para que sejamos instrumentos transformadores do mundo.

         Entrega de Problemas – Rogamos à Deus que interceda por alguém ou em alguma situação que passamos. É nesta modalidade que pedimos que Deus opere naquilo que muitas vezes não temos como conseguir, por exemplo, doenças, situação financeira, dependência química, etc.

         Precisamos da Oração da mesma forma que necessitamos do alimento: Temos que fortalecer o Corpo e o Espírito.

       SIGNIFICADO E VALOR DO TERÇO

         Para sabermos o que é o Terço temos que entender antes o que é o ROSÁRIO. Desta forma o Rosário é uma palavra com origem no latim medieval, rosarium, significando “jardim de rosas”. Trata-se de uma homenagem a Maria Santíssima, a comparando como uma “rosa” a mais bela e admirada flor.

         De início o ROSÁRIO era representado por 150 rosas, cada uma significando um dos Salmos da Bíblia. Mais tarde, como muitas das pessoas não sabiam ler, trocaram os Salmos por pais-nossos e mais tarde por ave-marias, porque eram mais fáceis de serem memorizados e vivenciados. Para contar quantas ave-marias estavam rezando utilizavam-se de saquinhos com pedras, pedacinhos de madeira e, depois, tiveram a idéia de dar “nozinhos” em cordões e, assim, surgiu o formato atual do Terço.

         Durante muito tempo rezou-se o ROSÁRIO, dividido em três partes, ou seja, mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos, daí a palavra TERÇO, ou seja, três partes.

         Em 2002 o Papa João Paulo II acrescentou mais um grupo de mistérios, ou seja, os mistérios luminosos. O Terço hoje  é formado   como ilustra-se na figura abaixo:

        Para rezarmos o TERÇO, devemos seguir este roteiro:

         Iniciamos com o sinal-da-cruz, invocando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, ou seja, a Santíssima Trindade.

         Depois oferecemos a oração pelas nossas intenções: agradecimentos, pedidos de cura, intercessão por alguma pessoa ou situação, etc.

         Após o oferecimento rezamos o Creio, (Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do Céu e da Terra....), é esta a profissão de fé de todos os Cristãos.

         Antes de iniciar o conjunto de mistérios, existem cinco continhas: um pai-nosso, três Ave-marias e um Glória-ao-pai (Glória ao pai ao filho ao Espírito Santo assim como era no princípio....) exaltando a Trindade Santíssima.

         Logo após, inicia-se a contemplação dos mistérios e a oração: a cada mistério reza-se um Pai-nosso, dez Ave-marias e um Glória-ao-pai.  Ao final de cada mistério deve-se relembrar a intenção pela qual estamos rezando.

         Ao final do Terço reza-se uma Salve-rainha (Salve Rainha mãe de misericórdia, vida doçura esperança nossa...) e um pai nosso nas intenções do Papa.

         Os mistérios são como um “retrato” da vida da “Sagrada Família – José, Maria e Jesus ” e especialmente, o caminho de Jesus, desde seu nascimento até sua ressurreição.

         Os mistérios são Gozosos, Luminosos, Dolorosos e Gloriosos.  Os Gozosos são rezados às segundas e sábados e falam dos momentos alegres da vida de Cristo. Dividem-se em cinco, quais sejam:


Anúncio do Anjo a Maria (Lc 1, 26-38)
Visita de Santa Isabel a Maria (Lc 1, 39-56)
Nascimento de Jesus (Lc 2, 1-20)
Apresentação de Jesus no Templo (Lc 2, 21-40)
Jesus no Templo entre os Doutores ( Lc 2, 41-52)

         Os Luminosos são rezados as quinta-feira e tratam da vida pública de Jesus, ou seja, sua atividade de divulgar a Palavra de Deus entre os Homens. Dividem-se em  cinco, quais sejam:

O batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt. 3, 13-17)
Auto-revelação de Jesus em Caná (Jo 2, 1-12)
Anúncio do Reino de Deus (Mc 1, 14-15)
Transfiguração de Jesus (Lc 9, 28-36)
Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1-20)

        Os Dolorosos são rezados nas terças e sexta-feira, tratam da dor física e espiritual que Cristo passou para nos Salvar. Dividem-se em cinco, quais sejam:

Jesus no Horto das Oliveiras (Lc 22, 39-53)
Flagelação de Jesus ( Lc 23, 14-18)
Jesus é Coroado de espinhos (Jo 19, 2-3)
Jesus Carrega a cruz ao Calvário (Mt. 27, 31)
Crucificação de Jesus ( Jo 19, 23-27)

        Os Gloriosos são rezados às quartas e domingo, falam das vitórias de Jesus e Maria. Também dividem-se em cinco, quais sejam:

Jesus ressuscita e vence a morte (Mt. 28, 1-8)
Ascensão de Jesus ao céu (Lc. 24, 50-53)
Vinda do Espírito Santo (At. 2, 1-15)
Assunção de Maria ao Céu (Ap 12,1)
Maria é glorificada no Céu (Jt 13, 18-20)

        O TERÇO é de VALOR fortíssimo na CONSTRUÇÃO DA FÉ pois, via o ato de meditar, conseguimos contemplar a trajetória da vida Maria e Jesus.

        Através do exercício diário de rezar o TERÇO, conseguimos  incorporar o AMOR DE DEUS e TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS e a DOS NOSSOS SEMELHANTES.


CONHECENDO O TERÇO DOS HOMENS

        O Terço dos Homens trata-se de uma moderna e inclusiva forma de divulgação da Palavra de Deus, através da Oração do Terço em reuniões masculinas.

        Percebeu-se historicamente que, principalmente os homens, começaram a se afastar da Oração e, em conseqüência, de Deus e da Igreja.

        Em 10 de Setembro de 1950, em Santa Maria-Rs, na Estação de Trem da Cidade, o  Diácono  –  João Luiz Pozzobon recebeu a Imagem da Mãe Rainha para levá-la às famílias. Em torno dele se formou um grupo de aproximadamente 100 homens. Com esta aproximação, percebeu Pozzobon que era uma ótima oportunidade para resgatar e mobilizar a participação do setor leigo masculino na Igreja. Iniciando assim o Terço dos Homens.

        O tempo passou e a semente plantada por Pozzobon rendeu frutos, como por exemplo experiências em 1996 em Maceió/AL um grupo de homens, cerca de 60, rezavam o Terço quinzenalmente. Em  1997 em Jaboatão/PE, a Sra., Oneida Araújo, Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina em Jaboatão dos Guararapes, implantou o primeiro Terço dos Homens em Pernambuco, na Igreja do Livramento. Em 1998 foi implantado no Santuário da Mãe Rainha em Olinda/PE com o Pe. José Pontes.

        Diante destas experiências positivas, e com o apoio do PE. José Pontes e PE. Miguel Lencaster, tornou-se um movimento vitorioso, o Terço dos Homens começou a ganhar mais expressão e expandir-se em outras Paróquias de todo o Brasil, principalmente no Nordeste. Dados recentes mostram que há centenas de  grupos de Terço dos Homens. Em 2005 já havia cerca de milhares de homens na Região Nordeste, envolvidos na  Oração do Terço dos Homens.

        O objetivo do Terço dos Homens é fomentar entre o corpo masculino da Igreja, o comprometimento com a oração, com a evangelização, com a mudança de vida e com a transformação  do ambiente em que vivem e trabalham.

        Cada Grupo de Terço dos Homens usa camiseta personalizada onde consta  a Imagem da Mãe Rainha, o nome do Grupo, Dia e Hora do Terço e telefone de contato.

        No Ceará a idéia maravilhosa do Terço dos Homens, foi iniciada em 2003. A Campanha do Terço dos Homens veio para Fortaleza, por intermédio do Pe. Miguel Lencaster e iniciada na Igreja da Glória, no Bairro da Cidade dos Funcionários, com o apoio do Pároco local, PE. Sales, no dia 18 de Novembro de 2003 com 86 Homens e hoje com mais de trezentos homens, todas as terças-feiras as 20:00 horas. Rapidamente espalhando-se pelas demais Paróquias, não só de Fortaleza, mas de outras Cidades do Interior do Estado.

        Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Bairro do mesmo nome, o Terço dos Homens foi iniciado em 08 de Março de 2004. Apresenta-se como um dos fortes destaques daquela Catequese, já que, semanalmente reúne mais de 300 membros. A terceira Igreja a implantar o movimento mariano em Fortaleza, foi a Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Joaquim Távora.

        Participam pessoas de todas as idades e ali cria-se um clima de amor verdadeiro onde os frutos são cada vez mais presentes.

        Durante o Terço dos Homens, são feitas agradecimentos por graças alcançadas e também, ora-se pelos enfermos, pelos encarcerados, pelos desempregados, pelos aflitos, enfim, por toda a  humanidade.

        Também abre-se espaço para que familiares do sexo feminino, possam participar do Terço dos Homens, geralmente na primeira semana de cada mês, inicialmente com o Terço e em seguida com a Santa Missa, cria-se oportunidade para a integração familiar no âmbito da Igreja.

        A experiência do Terço dos Homens tem gerado grande graças religiosas e pessoais, transformações de vidas. Pais de família libertos do álcool e drogas ilícitas, lares reestruturados e casamentos felizes, são demonstrações verdadeiras do “Poder da Oração”.

        Outro aspecto importante é que através do Terço, trabalhos sociais como distribuição de alimento para as pessoas mais necessitadas, já vem sendo implantados por alguns Grupos.

        Por tudo isso é que o Terço dos Homens é tão valioso para todos nós.  A força da oração, a integração entre a ala masculina da Igreja, o entendimento do valor da família, os trabalhos sociais, a libertação dos vícios, a reorganização financeira, o aumento da fé e, enfim, a melhoria substancial da vida cristã, são frutos constantes daqueles que freqüentam com fervor as reuniões.


ORAÇÕES  DO   TERÇO

 OFERECIMENTO DO  TERÇO

 Divino Jesus, nós vos oferecemos este terço que vamos rezar, contemplando os mistérios de nossa redenção. Concedei-nos, pela intercessão de Maria, vossa Mãe santíssima, a quem nos dirigimos, as virtudes que nos vêm dessa santa devoção.

 PROFISSÃO DE FÉ (CREIO)

 Creio em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra; e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido  pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu a mansão dos mortos; ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai  todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém

 PAI NOSSO

 Pai nosso  que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

 AVE MARIA

 Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vóis entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

 SALVE-RAINHA

 Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida  doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eis, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós  volvei, e depois deste desterro mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria.

 LOUVOR A SANTÍSSIMA TRINDADE

 Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo; como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO APÓS A REZA DO TERÇO

 Graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo, e para mais vos obrigar, saudamo-vos, com uma Salve-rainha.


 MENSAGEM   DA   IGREJA

            A Igreja Católica enxerga o Terço como potente instrumento de transformação humana, pois, sabe do seu valor como  “Oração Completa”.

            O Terço dos Homens como incentivo a participação masculina no ceio da Igreja, vem recebendo apoio incondicional da Igreja, inclusive, sendo abençoado e aprovado pelo SANTO PADRE.

Veja a mensagem abaixo:

           “Vaticano, 15 de dezembro de 2006”.

           A Secretaria de Estado cumprimenta e vem a significar que foi recebida a carta que essa Coordenação quis enviar ao Santo Padre, no passado dia 10 de novembro, informando acerca do 2º Encontro Nacional dos Grupos de Oração Terço dos Homens, na Cidade de Recife, e assegurando propósitos de fidelidade e adesão dos participantes no Sucessor de Pedro e ao seu Magistério.

           Tendo apreciado esta afirmação de presença espiritual, o Santo Padre incubiu-me de transmitir-lhes uma Sua palavra de encorajamento a que continuem a ser assíduo na oração pela salvação do mundo que os rodeia, para torná-lo mais belo, fraterno e novo com a “novidade de Jesus Cristo”.

           Como penhor de abundantes graças celestiais para todos empenhados nos referidos Grupos a fim de que o Evangelho de Cristo seja acolhido neles com a mesma simplicidade e dedicação com que Nossa Senhora acolheu no Seu ventre sagrado o Filho do Eterno Pai, Sua Santidade o Papa Bento XVI envia-lhes, extensiva aos familiares, a implorada Bênção Apostólica.

Monsenhor Gabriele Caccia
Assessor

           Para

PESQUISA
VOCÊ É DIZIMISTA
SIM
NÃO
NÃO CONHEÇO
NÃO ACEITO
TENHO DUVIDAS
PRETENDO SER
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (359 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página

 

AVISOS  

MISSSA DE DOMINGO

A PARTIR DE 07: 30 hs

   ANUNCIE AQUI

 

  

    03/ JUNHO

 

SÃO CARLOS LWANGA

 

 



CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011

PASTORAL DA CATEQUESE

PASTORAL DA JUVENTUDE

 

PASTORAL FAMILIAR

  

PASTORAL DA PESSOA IDOSA

  

PASTORAL DO BASTIMO

 

 

 

 

 

 

VINDE ESPIRITO SANTO

 

PASTORAL DA CRISMA

TERÇO DOS HOMENS

 

 

 RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

TODA 4ª FEIRÁS 19:00

VINDE A MIM OS CANSADOS

  ALTAR VIRTUAL ACENDA SUA VELA

 LINK:http://www.velavirtual.com.br/asc/

SALMO ON-LINE

LINK:http://www.salmosonline.com/

BIBLIA ON-LINE

LINK:http://www.bibliacatolica.com.br/

LITURGIA DIÁRIA

LINK:http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/

 

 

RÁDIO CANÇÃO NOVA FM

 

 

Usamos mal da imortalidade e isso nos fez morrer.

Cristo usou bem da mortalidade e isso nos faz viver.

(Santo Agostinho)